Início da Jornada

A importância do Estado na promoção da segurança pública não há como ser contestada, mas a forma de agir está carente de novas formas de enfrentamento e prevenção contra a criminalidade. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão pujantes na sociedade do conhecimento. Estas TICs podem ajudar, mas podemos destacar como enclaves para as ações dos governos, fatores como a desarticulação, a não integração e a não interoperabilidade dos sistemas que favorece, de certa forma, a criminalidade. O alto grau de burocratização governamental precisa ser flexibilizando diante da adoção do governo eletrônico. Este pode gerar um diferencial para que se possa atuar na prevenção, controle e combate à criminalidade. Pretende-se expor neste blog as iniciativas, noticias, artigos e diversas informação sobre o governo eletrônico relacionado ao tema segurança pública no Brasil.

domingo, 8 de agosto de 2010

Exército britânico utiliza iPad para o treinamento


Tablet é usado para operações de salvamento e ataque à distância. Uso do aparelho é mais barato do que impressão de manuais, diz major.
As tropas do exército britânico no Afeganistão estão utilizando o iPad e smartphones para acelerar o treinamento de missões armadas de apoio. Os aparelhos, que utilizam um software proprietário, permitem que os soldados aprendam procedimentos e jargões de operações de ataque à milhas de distância do alvo mais rapidamente do que sentados na sala de aula.
A tecnologia permite, também, que os soldados possam se comunicar corretamente por meio do rádio e, dessa forma, agindo rapidamente em momentos em que é necessário puxar o gatilho e atingir o alvo corretamente. Os soldados que cuidam destas missões precisam ser treinados para manter a calma, pois entram em ação para ajudar companheiros que estão no meio do fogo cruzado.
O iPad, no momento, é o aparelho mais utilizado pelo exército britânico. O programa utilizado apresenta uma simulação de situações de emergência e o usuário precisa agir corretamente o mais rápido possível. A compra de iPads, contudo, ocorre em um momento de redução de gastos do exército do país. O major Rich Gill diz que o investimento com o tablet da Apple é mais barato do que ter que imprimir milhares de manuais para as tropas.
Agora, o exército desenvolve um aplicativo com gráficos em 3D para pilotos. O objetivo é que eles aprendam a identificar diferentes veículos do céu para poder atacar com maior eficácia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário