Início da Jornada

A importância do Estado na promoção da segurança pública não há como ser contestada, mas a forma de agir está carente de novas formas de enfrentamento e prevenção contra a criminalidade. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão pujantes na sociedade do conhecimento. Estas TICs podem ajudar, mas podemos destacar como enclaves para as ações dos governos, fatores como a desarticulação, a não integração e a não interoperabilidade dos sistemas que favorece, de certa forma, a criminalidade. O alto grau de burocratização governamental precisa ser flexibilizando diante da adoção do governo eletrônico. Este pode gerar um diferencial para que se possa atuar na prevenção, controle e combate à criminalidade. Pretende-se expor neste blog as iniciativas, noticias, artigos e diversas informação sobre o governo eletrônico relacionado ao tema segurança pública no Brasil.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Inteligência de Segurança Pública



As instituições de segurança pública estão focadas cada vez mais na busca de alicerçar suas ações na eficiência destacando-se a busca da informação e do conhecimento com suporte científico. Some-se a isso a mudança de concepção, saindo-se do modelo de inteligência chamado Clássica (Inteligência de Estado) vinculado à proteção do estado para uma perspectiva que aponte para novas formas e estratégias de ação na segurança pública com suporte de uma Inteligência Cidadã. Uma inteligência que foca as ações na manutenção de um Estado democrático de direito, na dignidade da pessoa humana e no controle e combate da criminalidade. Isto buscando inovar suas ações dentro de princípios científicos, estudo direcionados e com suporte das tecnologias da informação e comunicação.
Nesse sentido a Coordenação Geral de Inteligência - CGI da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP desenvolve ações com o emprego de novas tecnologias da informação e procurando realizar  a gestão do conhecimento para atender as demandas da sociedade. Para tramitar informações de forma segura a CGI reestrutura dentro de moldes de vanguarda tecnológico a Rede Nacional de Inteligência de Segurança Pública – RENISP. Para mais detalhes clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário