Início da Jornada

A importância do Estado na promoção da segurança pública não há como ser contestada, mas a forma de agir está carente de novas formas de enfrentamento e prevenção contra a criminalidade. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão pujantes na sociedade do conhecimento. Estas TICs podem ajudar, mas podemos destacar como enclaves para as ações dos governos, fatores como a desarticulação, a não integração e a não interoperabilidade dos sistemas que favorece, de certa forma, a criminalidade. O alto grau de burocratização governamental precisa ser flexibilizando diante da adoção do governo eletrônico. Este pode gerar um diferencial para que se possa atuar na prevenção, controle e combate à criminalidade. Pretende-se expor neste blog as iniciativas, noticias, artigos e diversas informação sobre o governo eletrônico relacionado ao tema segurança pública no Brasil.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Portal e-Democracia


A câmara dos deputados lançou na semana passada o seu novo serviço de interação com o cidadão, trata-se do Portal e-Democracia, "espaço virtual criado para discutir idéias e estimular cidadãos, profissionais interessados e organizações a contribuir no processo de elaboração de leis importantes para o país."Muitos autores tratam a democracia eletrônico como a expansão do governo eletrônico, sendo que no caso Brasileiro, o portal "permite à sociedade brasileira participar do processo legislativo, pela Internet, da seguinte forma: a apresentação de informações estratégicas, que sejam úteis para a discussão dos projetos; elaboração de minutas de textos de lei de forma colaborativa, a fim de subsidiar o trabalho dos deputados na elaboração legislativa."Desta forma, o cidadão tem a possibilidade de participar ativamente do processo de elaboração de leis.
Os cidadãos podem acessar o serviço através do <http://www.edemocracia.camara.gov.br/ >Estudos sobre democracia eletrônica ganham espaço no cenário científico nacional e internacional, sendo que o assunto é um dos temas da V CONeGOV < http://www.i3g.org.br/conegov/ >, que receberá trabalhos até o dia 10 de julho.

Democracia eletrônica também foi tema de pesquisa da dissertação do Pesquisador Thiago Paulo Silva de Oliveira um dos desbravadores da área no Brasil. A dissertação foi intitulada "Sistemas Baseados em Conhecimento e Ferramentas Colaborativas para a Gestão Pública: Uma Proposta ao Planejamento Público Local", defendida e aprovada recentemente, em nível de mestrado, junto ao programa de pós-graduação em Engenharia do Conhecimento (EGC/UFSC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário