Início da Jornada

A importância do Estado na promoção da segurança pública não há como ser contestada, mas a forma de agir está carente de novas formas de enfrentamento e prevenção contra a criminalidade. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão pujantes na sociedade do conhecimento. Estas TICs podem ajudar, mas podemos destacar como enclaves para as ações dos governos, fatores como a desarticulação, a não integração e a não interoperabilidade dos sistemas que favorece, de certa forma, a criminalidade. O alto grau de burocratização governamental precisa ser flexibilizando diante da adoção do governo eletrônico. Este pode gerar um diferencial para que se possa atuar na prevenção, controle e combate à criminalidade. Pretende-se expor neste blog as iniciativas, noticias, artigos e diversas informação sobre o governo eletrônico relacionado ao tema segurança pública no Brasil.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

CONeGOV ganha reforço com a participação conjunta do 8º Encontro Íbero-Latino-Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital


Este ano o CONeGOV ganha um reforço com a participação conjunta do 8º Encontro Íbero-Latino-Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital. O Encontro Íbero-Latino-Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital é um encontro para discussão multidisciplinar sobre o governo eletrônico e a inclusão digital em várias perspectivas, ou seja, dentro das visões tecnológica, jurídica, administrativa, econômica e social, focadas no olhar acadêmico científico. Sua realização vem sendo alternada entre alguns países como Brasil, Espanha, Argentina, Uruguai e México, como se pode verificar nas edições anteriores. Contando com equipes de pesquisa em vários dos países citados. Para dar suporte ao Encontro Íbero-Latino-Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital no Brasil temos o grupo de pesquisa sobre Governo Eletrônico e Inclusão Digital que tem como coordenador de pesquisa o Professor Aires José Rover. Contamos também com um Blog desde 2008 para discussão sobre temas relacionados ao E-Gov. Neste ano a equipe que organização conta com os seguintes membros: Aires José Rover - Professor Direito e EGC; Orides Mezzaroba - Professor Direito; Marciele Berger Bernardes - Mestranda Direito; Paloma Maria Santos - Mestranda EGC; Aírton José Ruschel - Doutorando EGC; Letícia Canut - Doutoranda Direito; Edson Rosa Gomes da Silva - Mestrando EGC; Giovani de Paula - Doutorando EGC; e Marisa Carvalho - Doutoranda EGC.
Somando esforços com a equipe de organização do CONEGOV, renomados pesquisadores como a Professora Drª. Tânia Cristina Bueno coordenadora dos trabalhos, Econ. Thiago Paulo Silva de Oliveira – Mestre em Engenharia do Conhecimento, Sonali Bedin – Doutoranda em Engenharia do Conhecimento.
Tendo em vista o alto padrão de trabalhos enviados nos eventos anteriores da CONEGOV e primando por uma melhor integração entre os eventos CONEGOV e Encontro Íbero-Latino-Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital, este ano, além da revista com ISSN dos anais e a premiação aos melhores trabalhos do evento como de costume, será confeccionado um livro com os artigos das palestras dos convidados, artigos selecionados entre os grupos de pesquisa da organização do evento. Os três melhores artigos selecionados pela pontuação no evento também terão seus autores convidados a publicarem seus artigos no neste livro.
Fiquem atentos as datas:
Limite para Submissão: 10 de julho de 2009.
Notificação aos Autores: 15 de agosto de 2009.
Submissão de Versões Finais: 10 de setembro de 2009.
Os trabalhos poderão ser submetidos em português, espanhol e inglês.

Portal e-Democracia


A câmara dos deputados lançou na semana passada o seu novo serviço de interação com o cidadão, trata-se do Portal e-Democracia, "espaço virtual criado para discutir idéias e estimular cidadãos, profissionais interessados e organizações a contribuir no processo de elaboração de leis importantes para o país."Muitos autores tratam a democracia eletrônico como a expansão do governo eletrônico, sendo que no caso Brasileiro, o portal "permite à sociedade brasileira participar do processo legislativo, pela Internet, da seguinte forma: a apresentação de informações estratégicas, que sejam úteis para a discussão dos projetos; elaboração de minutas de textos de lei de forma colaborativa, a fim de subsidiar o trabalho dos deputados na elaboração legislativa."Desta forma, o cidadão tem a possibilidade de participar ativamente do processo de elaboração de leis.
Os cidadãos podem acessar o serviço através do <http://www.edemocracia.camara.gov.br/ >Estudos sobre democracia eletrônica ganham espaço no cenário científico nacional e internacional, sendo que o assunto é um dos temas da V CONeGOV < http://www.i3g.org.br/conegov/ >, que receberá trabalhos até o dia 10 de julho.

Democracia eletrônica também foi tema de pesquisa da dissertação do Pesquisador Thiago Paulo Silva de Oliveira um dos desbravadores da área no Brasil. A dissertação foi intitulada "Sistemas Baseados em Conhecimento e Ferramentas Colaborativas para a Gestão Pública: Uma Proposta ao Planejamento Público Local", defendida e aprovada recentemente, em nível de mestrado, junto ao programa de pós-graduação em Engenharia do Conhecimento (EGC/UFSC).