A Segurança Pública tem sido um dos principais desafios do mundo e no Brasil nos últimos anos, em que a violência e a criminalidade despontam com novas formas de manifestação, destacando-se o crime organizado, o terrorismo, os ataques cibernéticos, o tráfico de pessoas, os crimes ambientais, dentre outras ações violadoras dos direitos e liberdades fundamentais que culminam por colocar em risco a soberânia estatal enquanto catalisadora de esforços para o bem comum.
Esse ano o tema da da 8ª IACP para a América do Sul é “Policia e Sociedade: juntas pela segurança pública”, com o objetivo de ampliar os debates e promover a busca de alternativas para o enfrentamento ao problema da insegurança, com discussões sobre Tecnologia da Informação, ensino policial, segurança em Grandes Eventos, “segurança cidadã” e sobre os novos rumos da segurança pública no país e no mundo.
O contexto social, do local ao global, exige instituições de segurança pública que ofereçam serviços orientados às comunidades, prevenindo ameaças e riscos e enfrentando a violência com respostas mais efetivas, o que implica na necessidade de redirecionamento das estratégias de controle do crime, com destaque para a mediação pacifica dos conflitos, relevando sempre a dimensão do exercício dos direitos de cidadania.
A IACP para a América do Sul constitui-se, portanto, num espaço plural e democrático para a discussão de novos rumos no campo da prevenção do crime, da violência e da proteção de direitos.
Teremos dois integrantes do Grupo de Pesquisa em Governo Eletrônico da UFSC, orientados pelo Prof. Dr. Aires José Rover, no evento: Edson Rosa Gomes, com o tema "Tecnologia da Informação e Segurança Pública" e Giovani de Paula com o tema "Cidadania e Segurança".