Início da Jornada

A importância do Estado na promoção da segurança pública não há como ser contestada, mas a forma de agir está carente de novas formas de enfrentamento e prevenção contra a criminalidade. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão pujantes na sociedade do conhecimento. Estas TICs podem ajudar, mas podemos destacar como enclaves para as ações dos governos, fatores como a desarticulação, a não integração e a não interoperabilidade dos sistemas que favorece, de certa forma, a criminalidade. O alto grau de burocratização governamental precisa ser flexibilizando diante da adoção do governo eletrônico. Este pode gerar um diferencial para que se possa atuar na prevenção, controle e combate à criminalidade. Pretende-se expor neste blog as iniciativas, noticias, artigos e diversas informação sobre o governo eletrônico relacionado ao tema segurança pública no Brasil.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Impressão digital combate fraudes nas autoescolas

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) passa a adotar o Sistema de Identificação Biométrica (iBio) para validar a presença dos alunos de cursos teóricos de habilitação, renovação e reciclagem da carteira de motorista. A medida começou a ser implantada em abril. A previsão é que até 28 de junho, todos os Centros de Formação de Condutores (CFC’s) de Florianópolis utilizem o processo e que, até o final do ano, outras 406 autoescolas do estado apropriem-se do sistema.
O iBio funciona através da coleta de impressões digitais, feitas no início, durante e ao fim das aulas e elimina as listas de presença e outros controles manuais de frequência. A certificação permite que a carga horária obrigatória seja monitorada pelo Detran, que saberá em qual CFC o usuário teve aulas, quando concluiu o curso e quem foi seu professor.