Início da Jornada

A importância do Estado na promoção da segurança pública não há como ser contestada, mas a forma de agir está carente de novas formas de enfrentamento e prevenção contra a criminalidade. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão pujantes na sociedade do conhecimento. Estas TICs podem ajudar, mas podemos destacar como enclaves para as ações dos governos, fatores como a desarticulação, a não integração e a não interoperabilidade dos sistemas que favorece, de certa forma, a criminalidade. O alto grau de burocratização governamental precisa ser flexibilizando diante da adoção do governo eletrônico. Este pode gerar um diferencial para que se possa atuar na prevenção, controle e combate à criminalidade. Pretende-se expor neste blog as iniciativas, noticias, artigos e diversas informação sobre o governo eletrônico relacionado ao tema segurança pública no Brasil.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Registro de Identidade Civil será uma realidade

O RIC é o número único de Registro de Identidade Civil pelo qual os brasileiros serão identificados em suas relações com a sociedade e com os órgãos públicos ou privados. O RIC apresenta avanços tecnológicos que posicionam o Brasil na vanguarda da identificação civil.
Com a chegada do RIC, cada cidadão passa a ter um número nacional baseado em suas impressões digitais. Isso evita que o cidadão seja confundido com outra pessoa ou que alguém se passe por outro para cometer crimes, contrair dívidas ou cometer abusos. Por isso, o RIC será um importante mecanismo para facilitar a inclusão social e ampliar a segurança para os processos de abertura de contas, concessão de créditos e redução de fraudes e prejuízos.
O RIC já será emitido com certificação digital. A combinação das impressões digitais com a certificação digital tornará o processo de identificação pessoal mais seguro. Isso possibilita, por exemplo, maior segurança nas redes de comunicação, redução de fraudes e crimes na internet, entre outras vantagens. Outra facilidade com a inclusão do Certificado Digital é que algumas ações que antes só eram realizadas na presença do interessado poderão ser feitas pela internet utilizando-se da identificação virtual. Assinar contratos, mandar cartas, realizar compras e solicitar serviços: tudo feito pela internet com segurança, agilidade e comodidade. Para saber mais sobre o uso do Certificado Digital, clique aqui!
Resumindo: o RIC moderniza o sistema de identificação civil do país, garante que cada cidadão será único em uma base de dados nacional, fortalece as relações da sociedade com os órgãos públicos e privados, contribui para a promoção da inclusão social e digital, além de ampliar os mecanismos preventivos de segurança pública.Saiba mais aqui!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Workshop - Sistemas de Conhecimento

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Portabilidade é comodidade - Estudo mostra relação de usuários de smartphones

Um estudo realizado pela Nokia em parceria com Trevor Pinch, professor da universidade americana Cornell University, mostra que 55% dos usuários de smartphones acreditam que os aplicativos beneficiam suas vidas. Entre os entrevistados, 43% afirmaram acessar seus aplicativos muitas vezes no dia, em diferentes situações, informou a empresa em comunicado enviado à imprensa.
A pesquisa, realizada em 10 países - incluindo o Brasil - aponta novos costumes de usuários de smartphones. Segundo a empresa, os aplicativos estão se tornando intrínsecos ao modo de vida atual, a partir disso é possível dizer que a coleção pessoal de aplicativos representa as necessidades, personalidade e interesses dos usuários.
Além disso, características do País de origem daqueles que responderam à pesquisa também puderam ser observadas. Entre os brasileiros, por exemplo, 42% dos entrevistados disseram baixar aplicativos relacionados à música, como ringtones, reconhecimento de faixas e revistas sobre o tema. Já os alemães preferem aplicativos funcionais, como despertadores e lanternas (29%), enquanto os indianos tendem ao perfil corporativo, com e-mail e gestores de gastos, informou a Nokia.
Os aplicativos mais baixados são games (38%), redes sociais (35%) e música (29%). O estudo aponta ainda que 71% têm até 30 aplicativos em seus smartphones, sendo que um quinto (20%) deles disseram deletar todos os apps similares quando há outro melhor. A empresa atenta para o fato de que ter e usar aplicativos não são sinônimos. Neste sentido, um terço dos usuários de smartphones (30%) alega usar a maior parte dos programas instalados em seu aparelho, mas não todos.

Fonte: JB