Início da Jornada

A importância do Estado na promoção da segurança pública não há como ser contestada, mas a forma de agir está carente de novas formas de enfrentamento e prevenção contra a criminalidade. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão pujantes na sociedade do conhecimento. Estas TICs podem ajudar, mas podemos destacar como enclaves para as ações dos governos, fatores como a desarticulação, a não integração e a não interoperabilidade dos sistemas que favorece, de certa forma, a criminalidade. O alto grau de burocratização governamental precisa ser flexibilizando diante da adoção do governo eletrônico. Este pode gerar um diferencial para que se possa atuar na prevenção, controle e combate à criminalidade. Pretende-se expor neste blog as iniciativas, noticias, artigos e diversas informação sobre o governo eletrônico relacionado ao tema segurança pública no Brasil.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Monitoramento de presos é Lei para Segurança Pública

A Lei nº 12.258, publicada na última quarta-feira (16) no Diário Oficial da União, autoriza o monitoramento eletrônico de condenados nos casos de saída temporária no regime semiaberto e de prisão domiciliar. Esse tipo de monitoramento poderá ser feito, por exemplo, por meio de pulseiras ou tornozeleiras.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Geoprocessamento de Informação no Futuro

Empresas públicas, privadas e os governos estão investindo na área de geoprocessamento de informação. O intuito das empresas privadas e públicas é gerar maiores retornos em seus negócios. Já o governo investe para obter maior controle em suas ações, sejam estas quais forem. A segurança pública, a educação e a saúde são boas áreas para utilizar das vantagens do geoprocessamento, mas outros setores estão se mobilizando para atuar com maior eficiência, proporcionadas pelos avanços tecnológicos. O mercado está verificando as possibilidades que estas ferramentas podem gerar e impulsionados por demandas pontuais do mercado, focam no desenvolvimento de funcionalidades cada vez mais interessantes. Veja o vídeo sobre os avanços para um futuro muito próximo.