Início da Jornada

A importância do Estado na promoção da segurança pública não há como ser contestada, mas a forma de agir está carente de novas formas de enfrentamento e prevenção contra a criminalidade. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão pujantes na sociedade do conhecimento. Estas TICs podem ajudar, mas podemos destacar como enclaves para as ações dos governos, fatores como a desarticulação, a não integração e a não interoperabilidade dos sistemas que favorece, de certa forma, a criminalidade. O alto grau de burocratização governamental precisa ser flexibilizando diante da adoção do governo eletrônico. Este pode gerar um diferencial para que se possa atuar na prevenção, controle e combate à criminalidade. Pretende-se expor neste blog as iniciativas, noticias, artigos e diversas informação sobre o governo eletrônico relacionado ao tema segurança pública no Brasil.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Computadores de pulso já são hoje uma realidade


Vivemos em um tempo de revolução tecnológica que muda o mundo mais rápido do que podemos perceber. A empresa Sony apresentou um conceito de computador de pulso, que poderá estar a venda dentro de 10 anos.



O dispositivo, chamado Nextep Computer, foi criado pelo designer Hiromi Kirikii. Ele tem um display flexível emissor de luz orgânicos LED. Tem instalado um projetor holográfico para criar um monitor externo, assim como teclados e painéis deslizantes.


Supõe-se que o novo dispositivo, irá dispor de todas as possibilidades de um PC normal, será dirigido aos usuários de redes sociais.


No entanto, não é a primeira vez que se oferece ao público uma ideia de “dispositivo de pulso.” Em 2008 a Nokia, mostrou o conceito Morph o primeiro celular flexível capaz de adaptar-se ao pulso do usuário e ser transportado como uma pulseira ou um relógio. O Morph poderá estar a venda em 2015.


No início de 2010, a empresa Samsung ofereceu seu conceito de “celular de pulso.” De acordo com a idéia do designer Eric Campbell, o dispositivo tem um display LED emissor de luz orgânica e teclado digital. Um projeto, no qual os componentes eletrônicos usados são flexível, resistente e, portanto, pode ser usado por esportistas.




Em meados de maio, na Índia, foi apresentado o computador de pulso Holo 2.0. O lançamento está previsto para 2015. Com este dispositivo móvel pode-se projetar hologramas do sistema operacional que você está usando.



segunda-feira, 7 de junho de 2010

Curso Introdução à Formulação de Estratégias de Governo Eletrônico

A Organização dos Estados Americanos (OEA), através da Secretaria de Assuntos Políticos (SAP), tem oferecido bolsas de formação na área de governo eletrônico e certificando para milhares de participantes da América Latina e Caribe.
O curso "Introdução à Formulação de Estratégias de Governo Eletrônico", Edição Especial N 41  para o Brasil, abriu inscrições.
Forma de Estudo: O curso será ministrado inteiramente on‐line (Internet) através da Aula Virtual do Departamento de Eficiência da Gestão Pública (DEGP) da Secretaria de Assuntos Políticos (SAP) da OEA e requer um compromisso diário de tempo e dedicação, bem como conhecimento de informática.
Data para inscrição: 5 de maio a 24 de junho de 2010 (17:00 ‐ horário de Washington DC).
Datas de início e término: De 27 de julho a 10 de setembro de 2010.
Duração do curso: (7) semanas (115 horas).
Período para efetuar o pagamento: De 25 de junho a 18 de julho de 2010.
Idioma: o curso será ministrado em português.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Inteligência de Segurança Pública



As instituições de segurança pública estão focadas cada vez mais na busca de alicerçar suas ações na eficiência destacando-se a busca da informação e do conhecimento com suporte científico. Some-se a isso a mudança de concepção, saindo-se do modelo de inteligência chamado Clássica (Inteligência de Estado) vinculado à proteção do estado para uma perspectiva que aponte para novas formas e estratégias de ação na segurança pública com suporte de uma Inteligência Cidadã. Uma inteligência que foca as ações na manutenção de um Estado democrático de direito, na dignidade da pessoa humana e no controle e combate da criminalidade. Isto buscando inovar suas ações dentro de princípios científicos, estudo direcionados e com suporte das tecnologias da informação e comunicação.
Nesse sentido a Coordenação Geral de Inteligência - CGI da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP desenvolve ações com o emprego de novas tecnologias da informação e procurando realizar  a gestão do conhecimento para atender as demandas da sociedade. Para tramitar informações de forma segura a CGI reestrutura dentro de moldes de vanguarda tecnológico a Rede Nacional de Inteligência de Segurança Pública – RENISP. Para mais detalhes clique aqui!