Início da Jornada

A importância do Estado na promoção da segurança pública não há como ser contestada, mas a forma de agir está carente de novas formas de enfrentamento e prevenção contra a criminalidade. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão pujantes na sociedade do conhecimento. Estas TICs podem ajudar, mas podemos destacar como enclaves para as ações dos governos, fatores como a desarticulação, a não integração e a não interoperabilidade dos sistemas que favorece, de certa forma, a criminalidade. O alto grau de burocratização governamental precisa ser flexibilizando diante da adoção do governo eletrônico. Este pode gerar um diferencial para que se possa atuar na prevenção, controle e combate à criminalidade. Pretende-se expor neste blog as iniciativas, noticias, artigos e diversas informação sobre o governo eletrônico relacionado ao tema segurança pública no Brasil.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Conferência Executiva de Segurança Pública Para a América do Sul

A Conferência da Associação Internacional dos Chefes de Polícia, IACP, tem por objetivo destacar as relações entre Estado e Sociedade na promoção da pacificação social, buscando mecanismos e alternativas para a intervenção qualificada e profissional na área de segurança pública.
A Segurança Pública tem sido um dos principais desafios do mundo e no Brasil nos últimos anos, em que a violência e a criminalidade despontam com novas formas de manifestação, destacando-se o crime organizado, o terrorismo, os ataques cibernéticos, o tráfico de pessoas, os crimes ambientais, dentre outras ações violadoras dos direitos e liberdades fundamentais que culminam por colocar em risco a soberânia estatal enquanto catalisadora de esforços para o bem comum.
Esse ano o tema da da 8ª IACP para a América do Sul é “Policia e Sociedade: juntas pela segurança pública”, com o objetivo de ampliar os debates e promover a busca de alternativas para o enfrentamento ao problema da insegurança, com discussões sobre Tecnologia da Informação, ensino policial, segurança em Grandes Eventos, “segurança cidadã” e sobre os novos rumos da segurança pública no país e no mundo.
O contexto social, do local ao global, exige instituições de segurança pública que ofereçam serviços orientados às comunidades, prevenindo ameaças e riscos e enfrentando a violência com respostas mais efetivas, o que implica na necessidade de redirecionamento das estratégias de controle do crime, com destaque para a mediação pacifica dos conflitos, relevando sempre a dimensão do exercício dos direitos de cidadania.
A IACP para a América do Sul constitui-se, portanto, num espaço plural e democrático para a discussão de novos rumos no campo da prevenção do crime, da violência e da proteção de direitos.
Teremos dois integrantes do Grupo de Pesquisa em Governo Eletrônico da UFSC, orientados pelo Prof. Dr. Aires José Rover, no evento: Edson Rosa Gomes, com o tema "Tecnologia da Informação e Segurança Pública" e Giovani de Paula com o tema "Cidadania e Segurança".